Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida, não sou melhor do que os meus antepassados. (1 Reis 19:3-4)
Você já chegou no limite das suas forças físicas e emocionais, a ponto de pedir a Deus para morrer? Elias foi um grande homem de Deus, muito usado pelo Espírito Santo, mas nós vimos acima que em algum momento de sua jornada, ele orou pedindo a morte. Este é um exemplo de que por mais que alguém seja espiritual, por algum motivo, ela pode perder a vontade de viver.

Sei que é difícil entender como alguém pode desejar a morte ou até mesmo se suicidar, mas infelizmente isso acontece com grande frequência em todo o mundo. A falta de comunhão com Deus ou o fato da pessoa achar que não há mais saída para seu problema, pode fazer com que ela queira acabar com o sofrimento por si mesma. Infelizmente a maioria de nós, conhecemos ou ouvimos falar de alguém que se matou por não suportar as pressões da vida. Isso é muito triste e precisamos buscar forças sempre em Deus, pois Ele é o único que pode nos dar o verdadeiro sentido na vida.

Quando alguém chega neste nível de depressão,a tendência é se isolar de todos e abrir mão do chamado que Deus tem para ela. Note que Elias ,antes de ir para o deserto, ele deixou o seu discípulo em Berseba. Certamente ele não queria se abrir com ele e mostrar sua frustração e o desgaste que havia em seu interior! O profeta escolheu ficar longe de tudo e até de Deus. O que nos dá força e motivação na vida cristã, é a paz e alegria que vem do Senhor. Mas se Satanás conseguir roubá-la, os conflitos serão mais fortes do que você. 

Quando escondemos nossos sentimentos para que ninguém saiba de nada, estamos dizendo: ”Vou carregar essa dor sozinho!” É claro que nesses momentos,o inimigo jamais te lembrará sobre a passagem em que Jesus convida a todos para descansarem nele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28) Talvez você esteja precisando deste descanso hoje. Por isso veja o que aconteceu após Elias ter pedido a morte:

Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma“. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.” (1 Reis 19:5-6)|

Veja que uma sacudida é necessária da parte de Deus para te acordar! Esse é o primeiro desafio que uma pessoa depressiva deve fazer para sair dessa armadilha! Elias acordou e comeu. Porém, logo em seguida ele caiu no sono depressivo novamente. Mas o anjo não desistiu dele e o acordou pela segunda vez. Da mesma forma eu creio que Deus acredita nos Seus filhos que estão nessa situação! Que você possa acordar da sua sonolência, que veio pelas frustrações ou feridas causadas por pessoas perto de você! Você pode até dizer como Elias: “Não sou melhor do que meus pais!” mas tome uma atitude de se levantar novamente assim como Elias! Quando o anjo o chamou, ele poderia ter escolhido ficar deitado, mas ele decidiu levantar-se. Eu já vi pessoas recusarem ajuda e mesmo que um anjo aparecesse na sua frente, elas mandariam ele embora sem nenhuma consideração! Por isso valorize as pessoas que Deus te manda para você acordar desse sono terrível. Basta reconhecer que Jesus pode usá-las para trazer a Palavra de Deus e uma injeção de ânimo na sua vida através da oração. Veja o que acontece em seguida:

O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa“. (1 Reis 19:7)

Perceba que agora o anjo não dá uma sugestão para Elias, mas sim uma ordem! Se você quer continuar nessa caminhada cristã tão cheia de obstáculos, você deverá comer o pão da Palavra que vem de Deus e prosseguir! Creio que muitas promessas de Deus ainda irão se cumprir na sua vida e há muito chão pela frente! Por isso diga em voz alta, aí mesmo onde você está:

Não morrerei, mas vivo ficarei para anunciar os feitos do Senhor.” (Salmos 118:16)

Então Elias se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.” (1 Reis 19:8)

O segredo da sua força está na Palavra de Deus! Qual homem poderia andar por 40 dias no deserto sem parar? Nenhum! Somente aqueles que aceitam a ajuda de Deus por meio de pessoas cristãs, como seu pastor e irmãos na fé, trazendo palavras de encorajamento, é que poderão sobreviver e continuar sua caminhada renovados com o combustível espiritual.

Por isso, se você tem pedido a morte, saiba que você não é a única pessoa e Deus entende a sua dor. Outros personagens da Bíblia, além de Elias, também quiseram morrer, mas Deus os queria vivos, e hoje vemos o quanto Ele os abençoou depois destes momentos difíceis. Um exemplo de alguém sofreu muito foi Jó. Este homem sofreu tanto, teve muitas perdas na vida e por isso pediu para morrer, mas ele sabia que somente Deus poderia dar e tirar uma vida. Veja:

Quando penso que a minha cama me consolará e que o meu leito aliviará a minha queixa, mesmo aí me assustas com sonhos e me aterrorizas com visões. É melhor ser estrangulado e morrer do que sofrer assim. Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre, deixa-me, pois os meus dias não têm sentido.” (Jó 7:13-16)

Mesmo com tanto sofrimento, decepção e angústia, Jó, ele não tentou tirar a própria vida, pois sabia que ela não pertencia a ele, mas a Deus. Veja o que acontece quando sua própria mulher sugere que a melhor saída para ele seria suicidar-se:

Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.” (Jó 2:7-10)

A mulher de Jó insistia para que ele amaldiçoasse a Deus e morresse (obviamente suicidando-se), mas ele deixou claro que aceitava de Deus tanto o mal que o afligia, quanto o bem em tempos de bonança. Devemos lembrar que Jesus, mesmo vivendo tantos sofrimentos, nunca deixou de crer nos propósitos de Deus. Ele não viveu para si mesmo e nem morreu para si mesmo. É por isso que hoje temos as bênçãos de Deus e a nossa salvação – porque ele não desistiu. Jesus deixou o legado como exemplo para nós, de dar a sua vida por amor aos outros.

Deus tem um propósito na vida e na morte dos Seus filhos, por isso não cabe a nós decidir. Nossa visão é muito limitada para enxergarmos o que Ele está fazendo através de nós e dos nossos sofrimentos. Tenho certeza que nem Jó ou Elias imaginariam em seus dias, o quanto suas vidas e sofrimentos iriam ajudar milhões de pessoas ao longo da história da humanidade.

Que Deus renove suas forças e te dê um novo fôlego de vida!

Fonte: É errado pedir a Deus para morrer? – Pastor Antonio Junior
http://www.pastorantoniojunior.com.br/esbocos-de-pregacoes/errado-pedir-a-Deus-para-morrer
Anúncios

»

  1. jucelia arroyo soares facco. disse:

    LIndo de mais eu já passei por esse vale ,e o melhor é por Deus no comando de nossas vidas.

  2. mc disse:

    Li. Muito bom!
    Têm dores nesta vida que é tão amarga quanto a morte.
    Mas tenho aprendido que, além da comunhão de Deus, o melhor caminho a seguir o do descanso.
    Lembrar que na vida há outros prazeres, e, também, metas alternativas, que podem nos fazer felizes, é só esperar.
    O sofrimento se torna mais leve se descasarmos, como se ele não existisse, tal qual fez Jó.
    Outro fator importante é o ouvir muitas opiniões, mas o descanso ainda é a melhor alternativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s